Android iPhone e iPad

Como mudar o consumo do 4G para o 3G dos dados no celular

É possível escolher qual tipo de internet móvel você vai usar no seu smartphone, se será 4G, 3G ou apenas 2G. É bem fácil fazer isso, que pode até ajudar a reduzir o consumo de dados.

O 4G, por ser uma conexão mais rápida, também pode gerar um consumo maior do plano de dados – afinal, você acessa mais coisa em menos tempo. Limitar seu smartphone às redes 3G, por exemplo, pode ajudar a economizar internet móvel. Abaixo explicamos como fazer isso.

No Android:

1. Entre em Configurações, depois Redes Móveis
2. Selecione o tipo de conexão

Como mudar o consumo do 4G para o 3G dos dados no celula

Isso varia dependendo do seu smartphone, mas, no geral, você tem a opção de escolher como seu smartphone vai se conectar à internet. Alguns modelos são bastante diretos e exibem 4G, 3G ou 2G, enquanto outros usam siglas que parecem confusas, mas representam o nome real da tecnologia de conexão móvel.

Na primeira opção na imagem acima pode aparecer de forma diferente em outros smartphones, ele primeiro busca por redes 4G, para depois partir para 3G e por fim 2G. A terceira opção só se conecta a redes 3G, nada de 4G ou 2G, por exemplo.

No iOS:

1. Entre em Ajustes, depois Celular, Opções de Dados Celulares, Voz e Dados
2. Selecione o tipo de conexão

Como mudar o consumo do 4G para o 3G dos dados no celular

LTE, por exemplo, significa Long Term Evolution, e é o nome dado para as redes 4G. O 3G aparece como WCDMA, enquanto o 2G é o GSM.

Pronto: selecionado isso, seu smartphone vai saber qual tipo de rede pode (ou não) se conectar.

Sobre o autor

Edilson Souza

Fundador do ForumWall. Autodidata que adora internet, programação e celulares, desde 1999. Também mantenedor do ForumWall, com objetivo de reunir informações sobre tecnologia, tendência, atualidades e dicas.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.