Celular e Tablet Notícias

Uber tem permissão para gravar secretamente a tela do seu iPhone

O anúncio do ataque foi feito pela página do Facebook do grupo, que aproveitou para divulgar dados sobre o deputado, incluindo informações bancárias e bens. É importante notar, no entanto, que todos os dados divulgados constam no cadastro do TSE e não são fruto de invasão.

Hoje, mais um item entra na lista: o especialista em segurança Will Strafach descobriu que o app do Uber consegue gravar a tela de um iPhone sem que o usuário saiba. O pior: para que um aplicativo com esse código passe pela App Store, a Apple precisa dar uma permissão especial. Sim, a mesma Apple que quase expulsou o Uber da sua loja de aplicativos.

Ao ZDNet, o especialista em jailbreak Luca Todesco esclareceu a linha de código, bem sugestiva: com.apple.private.allow-explicit-graphics-priority. Ela dá permissões de escrita e leitura em uma parte da memória do iPhone que armazena dados do display – ou seja, registra tudo o que é mostrado para você.

Uber tem permissão para gravar secretamente a tela do seu iPhone.
Uber tem permissão para gravar secretamente a tela do seu iPhone.

Em nota enviada ao The Next Web, o Uber disse que essa permissão não conversa com nenhum outro recurso do aplicativo, então hoje não funciona mais. A empresa explicou que já usou o código para renderizar mapas no Apple Watch (o que economizaria bateria e processamento) e acabou não a removendo – mas vai fazer isso o mais rápido possível.

A resposta do Uber pode até colar. O problema é que deixar a permissão no app já representa um perigo por si só. Imagine se um código malicioso fosse inserido no aplicativo do Uber; um hacker teria acesso às telas de milhões de usuários sem ninguém perceber.

O mais estranho de tudo isso é pensar por qual motivo a Apple concedeu essa permissão logo para o Uber, que não tem um bom histórico com privacidade. Especialistas acreditam que o Uber é o único aplicativo de terceiro com essa linha de código. Eu, hein.

Via ZDNet

Sobre o autor

Elton Torres

Sou gamer desde 2008, fazendo projetos digitalmente artísticos. Sou colunista no ForumWall nas áreas de informação, tecnologia e, na maioria das vezes, notícias pertinentes.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.