Notícias Sistemas Operacionais

Atualização do Windows causa ‘tela azul da morte’; entenda o problema

Uma atualização recente do Windows liberada nesta semana pela Microsoft causou problemas em alguns computadores. Um pacote de correções problemático fez com que alguns computadores ficassem impedidos de ligar e apresentassem a famigerada “tela azul da morte”.

O problema veio com a “Patch Tuesday”, a segunda terça-feira do mês, quando a Microsoft distribui suas correções mensais de bugs e pacotes de segurança. No entanto, após a publicação, os fóruns da empresa começaram a receber várias reclamações de usuários do Windows em PCs de diversas fabricantes e até mesmo em computadores montados de forma independente.

A Microsoft atribui o problema a um erro de publicação, atingindo principalmente os clientes corporativos. O problema da “tela azul da morte” atingiu computadores com Windows 10 versão 1703, Windows 10 versão 1607 e Windows Server 2016 atrás do WSUS (Windows Server Update Services). Um representante da empresa nos fóruns afirmou que a Microsoft publicou acidentalmente os updates delta pelo canal WSUS, e os computadores que pegaram os dois acabaram com problemas. Usuários que receberam a atualização pelo Windows Update normalmente não são afetados.

Atualização do Windows causa 'tela azul da morte'; entenda o problema.
Atualização do Windows causa ‘tela azul da morte’; entenda o problema.

A empresa diz que o problema já foi corrigido e validado, mas existem três cenários em que máquinas ainda podem estar afetadas pela falha:

  1. Os Administradores do WSUS/SCCM que sincronizaram a atualização de 10 de outubro (KB4041676 ou KB4041691) antes das 16h PDT em 10 de outubro ainda podem ter esses KBs armazenados em cache.
  2. Dispositivos gerenciados WSUS/SCCM que baixaram a atualização KB4041676 ou KB4041691 de 10 de outubro com problemas de publicação e têm dispositivos em um estado de reinicialização pendente.
  3. Dispositivos gerenciados WSUS/SCCM que instalaram a atualização KB4041676 ou KB4041691 de 10 de outubro e não conseguem ser inicializados e/ou podem exibir uma tela de recuperação.

O primeiro problema é mais simples, bastando apenas escanear novamente atrás de atualizações. Os cenários 2 e 3 são mais complexos e requerem uma série de ações para retomar a operação da máquina. Para receber instruções detalhadas sobre como agir nestes casos, vale a pena olhar o site de suporte da Microsoft.

Via Microsoft

Sobre o autor

Elton Torres

Sou gamer desde 2008, fazendo projetos digitalmente artísticos. Sou colunista no ForumWall nas áreas de informação, tecnologia e, na maioria das vezes, notícias pertinentes.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.